Paraná

Programa estadual de castração de animais chega a Formosa do Oeste

Compartilhe

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet), iniciativa da Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), estará em Formosa do Oeste nesta semana com a castração de 115 cães e gatos no município. A ação ocorre segunda-feira (12) e terça-feira (13).

O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), por meio do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.

Desde 2019, a Sedest investiu cerca de R$ 2,4 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais R$ 2,5 milhões de investimentos estão sendo aplicados no segundo ciclo do programa que iniciou em 30 de junho deste ano.

O secretário Márcio Nunes ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornaram um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, explica. “A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. Pensando nesse equilíbrio, criamos o Castrapet, uma ação permanente que beneficiará todo o Paraná”.

O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro das prefeituras.

Serviço

CastraPet – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos

Ação em Formosa do Oeste

Data: 12 e 13

Horário: 8h às 17h

Endereço: Rua Sergipe, 80, Centro, Formosa do Oeste

Deixe uma resposta